O que é TDAH?

TDAH é um transtorno neurobiológico caracterizado por três possíveis e principais conjuntos de comportamentos e estados mentais: hiperatividade, déficit de atençãoimpulsividade. Todas essas características podem se manifestar juntas, mas o mais comum é encontrar uma ou duas que se destaquem no paciente.

Há cura ou tratamento?

Por ser neurobiológico, a teoria comprovada cientificamente e mais aceita ao redor do mundo é que o TDAH é hereditário, existente desde o nascimento do indivíduo e sem cura total, apenas tratamentos de controle com terapia, medicação, musicoterapia e outras atividades

Adultos têm TDAH?

Sim. O transtorno se apresenta desde o nascimento e acompanha o indivíduo por toda vida, perdendo a força com o tempo e amenizando seus efeitos na idade adulta na maioria de seus casos, porém existem muitos casos de adultos que têm comportamentos e cognição ainda afetados pelo TDAH.

Posso ter TDAH. Que profissional devo procurar?

O recomendado é procurar primeiramente um(a) profissional da Psicologia, Psiquiatria ou Psicopedagogia que atue com o transtorno, e procurar outros profissionais caso haja necessidade de atuação em outros aspectos. Uma equipe profissional multidisciplinar é muito boa para tratar outras áreas do desenvolvimento do paciente que foram afetadas pelo TDAH. Ex: Coach, musicoterapeuta, fisioterapeuta, pediatra, fonoaudiólogo(a), neurologista e tantos outros.

 

Se tiver mais alguma dúvida, comente abaixo ou mande um email para vamosfalardeTDAH@gmail.com.

Anúncios